Pesquisar este blog

Se fosse hoje...

Estava navegando na Internet e encontrei essa frase*:
"Eu quero ver como vai ser a música daqui a uns cinco anos. Eu comecei com música rudimentar, mas os jovens de hoje têm uma base musical incrível: Eles possuem a liberdade completa que o rock conseguiu! Eles cresceram ouvindo Jefferson Airplane, Milles Davis, Grateful Dead, enfim, todo mundo. Ah! Mal posso esperar para ver o que essa garotada vai estar tocando daqui a cinco anos!!! Só espero estar por lá nesta época. Quero cantar com eles, ou, pelo menos, ter grana para vê-los tocar."
Quem disse essa frase? Foi a cantore Janis Joplin. Se ela estivesse viva, certamente não teria dito essa frase, ou então estaria arrependida de tê-la dito.

Mas vamos analisar os tempos. Quando ela disse essa frase, quase não existiam emissoras de rádio, quase não existiam gravadoras e as que existiam não tinham tanto poder e influência, não existiam as "celebridades instantâneas" e o que mais se ouvia eram músicas de bandas e cantores como Pink Floyd, Rolling Stones, Led Zeppelin, Jethro Tull, The Doors e outras. Mesmo no cenário nacional, tinha Rita Lee, Raul Seixas. Realmente a expectativa pelo que estava tocando era justificada. Outros tempos.

Atualmente, com os funkeiros, pagodeiros, sertanojos, bandas emo e bandas teen, ninguém nunca diria uma frase dessas. Graças ao grande poder de influência das gravadoras (leia-se jabá) e sua grande preocupação com a qualidade musical, graças às emissoras de rádio que quase não reproduzem as mesmas músicas à exaustão, graças às redes de televisão que reproduzem os clipes dessas mesmas músicas à exaustão ou reproduzem essas em novelas, graças às esses "reality shows" que faz com que qualquer Zé ruela seja uma celebridade. Tudo isso fez o mundo da música virar um grande lixão, com direito a obscenidades e bizarrices.

Não é a toa que as bandas e cantores que eu citei, além de bandas que nem mais existem e cantores que já partiram ainda fazem muito sucesso e carregam legiões de fãs. Com o mercado da música desse jeito, essas legiões de fãs tendem a aumentar ainda mais e mais.

* Frase encontrada no Wikiquote.
 

Eu sei quem você é

Em sei quem você é, de onde você é o que você está usando para acessar a Internet. Duvida? Então toma:


Powered by IPAddressLocation.org

Se quiser me xingar, vai em frente. Mas o seu IP ficará registrado.

Feeds do blog

Assine o feed do blog
Assine o RSS.

Insira seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Histórico

Texto aleatório

ALEA IACTA EST