Pesquisar este blog

Acreditem, querem piorar ainda mais a justiça

Que a nossa querida justiça (e o nosso mais querido, amado e salve-salve judiciário) são ótimos, ninguém discute. Esse estado lastimável é em boa parte por causa da (má) qualidade dos profissionais de direiro.

E essa má qualidade só reflete a situação do ensino de grande parte das faculdades de direito espalhadas pelo país, resultado da expansão universitária que transforma esquina e garagem em faculdade, mais precisamente numa FAPONE*. Por sorte a OAB realiza exames que mostram o quão ruim são boa parte das faculdades de direitos do Brasil, e o MEC autua e fecha esses cursos que não obtem bom desempenho nessa prova. E em outros exames para verificar a qualidade de ensino.

Só que tem políticos que acham que esse exame é irrelevante, é uma vergonha, não passam de uma reserva de mercado (o que será que quer dizer isso? Boa pergunta), não passa de uma inconstitucionalidade (não existe nenhuma lei que diga que esse exame é legal, então eles podem estar certos), é uma prova elitista (concordo, afinal é só uma minoria que passa. O fato dessa minoria ser composta dos melhores e mais bem preparados alunos não é importante. O que importa é que é elitista) e que não deveria existir. Quem são os representantes do povo que pensam assim? São Suas Excelências, Deputados Federais, Jair Bolsonaro, Max Rosenman e Edson Duarte.

Mais detalhes podem ser vistos nessa e nessa matéria. E os projetos de lei são: o PL 2426/07, que pode ser visto nesse link, o PL 2195/07 que está nesse link e o PL 5801/05 que está disponível nesse link. Mais três leis que entram para o rol das leis mais estapafúrdias que podem existir, igual a essa que eu citei há alguns dias atrás. Seria cômico se não fosse trágico. Só nos resta torcer para que esses PL não passem adiante. Imagina o que pode acontecer com o ensino de direito da país alguns desses PL (ou mesmo os três) forem aprovados?

E para terminar, aí vai uma charge feita pelo Maurício Ricardo que ilustra bem como é uma faculdade de direito típica que essas três Vossas Excelências querem proteger.

*FAPONE: Do mesmo sucesso de ASPONE e REPONE, existe a FAPONE, a faculdade de po... nenhuma. Encontrei por aí na Internet, gostei e agora estou usando.
 

Eu ainda sei de onde você é

Não sei o que aconteceu que o script do IP Address Location pifou, mas eu ainda continuo sabendo onde você está (especialmente se você estiver numa escola ou universidade pública ou qualquer órgão ou empresa estatal).

Se quiser me xingar, tudo bem, vai em frente, mas seu IP vai ficar registrado. E ai se for de uma escola ou universidade pública ou qualquer órgão ou empresa estatal, pois você estará me xingando e usando meu dinheiro para fazer isso.

Últimos textos.

Feeds do blog

Assine o feed do blog
Assine o RSS.

Insira seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Histórico

Texto aleatório

ALEA IACTA EST