Pesquisar este blog

TSE, vá ... *

Olá pessoal. Será que alguém ainda se lembra de mim? :)

Pois é pessoal, fiquei quase duas semanas sem postar. Fiquei em um retiro forçado por causa da faculdade procurando sobre o que escrever, vendo algo que me deixava extremamente animado ou enfurecido para que eu pudesse escrever.

Pois bem, encontrei algo que me deixou conforme a segunda opção. Viajando pelos meus feeds e por agregadores de conteúdo, encontrei essa notícia no Gulp, essa outra notícia no Visão Panorâmica, do Arthurius e no blog do Sérgio Amadeu que me deixou realmente furioso, impressionado e indignado. OK, eu sei que essa notícia é meio antiga (duas semanas), mas ainda vale a pena comentar.

O TSE lançou um parecer técnico para que o candidato a cargos públicos nas eleições desse ano (prefeito e vereador) seja proibido de veicular propaganda eleitoral na Internet. Isso só poderia ser feito na página dos candidatos, e mesmo assim, acabou as eleições, as páginas são encerradas.

Agora pensa junto: É ou não é para ficar p... com uma notícia dessas? É só mais uma demonstração de autoritarismo e de censura vinda de políticos, juízes, advogados e outros que não entendem porra nenhuma de Internet. E que não têm o mínimo interesse de entender.

O motivo alegado é que é preciso que se combata os spams, para se fazer uma campanha limpa. Até aí tudo bem, para que não se aconteça o que aconteceu nas eleições de 2006, mas se o TSE quer realmente se preocupar com uma campanha limpa, de verdade, deveria punir aqueles candidatos que emporcalham as cidades com seus santinhos, faixas, cartazes, outdoors e porcarias do gênero. Aliás, quem é o TSE para se preocupar com spam?

Mas lembre-se, esse é um motivo alegado. Desculpa TSE, mas ninguém aqui é Polyanna de acreditar nessa desculpa esfarrapada. A verdade é que isso só tende a beneficiar aqueles candidatos de sempre. Quer centrar a propaganda política apenas aos horários eleitorais de rádio e televisão, horário esse que é super justo e democrático, afinal de contas alguns candidatos (os de sempre, com vários padrinhos) têm de 7 a 10 minutos, enquanto que outros (que não têm esses padrinhos) têm apenas 1 ou 2 minutos. Sem falar que esse horário é ridículo e mentiroso, tudo que os políticos falam não passa de jogada de marketing, ou será que existe alguém tão Polyanna de acreditar no otário horário eleitoral?

A Internet é um ótimo meio para se fazer quase de tudo. E para fazer propaganda eleitoral e política não é diferente. Afinal de contas favorece aquele candidato que quase não tem espaço no horário eleitoral (conquistar um espaço na Internet é fácil, e espaço é o que mais há) e pode mostrar a verdadeira face daqueles candidatos privilegiados quando os holofotes da TV, as ondas de rádio, os padrinhos e os marketeiros não estão presentes. É uma nova forma de se fazer propaganda eleitoral, aonde o eleitor possui mais contato com os candidatos, e com isso expõem as suas reais intenções; rivalizando com o velho, ultrapassado, antiquado e retrógado horário eleitoral no rádio e na TV. Nos EUA, a Internet tem papel importante nas eleições. Muitos candidadtos ganharam nome e se tornaram conhecidos por causa da Internet (blogs, fóruns, redes sociais, sites de compartilhamento de vídeos e outros tipos de sites). Será que o TSE não percebe isso? Pelo jeito eu acho que percebe, e é justamente por causa disso que ele fez essa restrição.

* Depois de você ter lido esse texto, pode-se sentir livre para completar o título desse texto.
 

Eu ainda sei de onde você é

Não sei o que aconteceu que o script do IP Address Location pifou, mas eu ainda continuo sabendo onde você está (especialmente se você estiver numa escola ou universidade pública ou qualquer órgão ou empresa estatal).

Se quiser me xingar, tudo bem, vai em frente, mas seu IP vai ficar registrado. E ai se for de uma escola ou universidade pública ou qualquer órgão ou empresa estatal, pois você estará me xingando e usando meu dinheiro para fazer isso.

Últimos textos.

Feeds do blog

Assine o feed do blog
Assine o RSS.

Insira seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Histórico

Texto aleatório

ALEA IACTA EST