Pesquisar este blog

E dá-lhe cotas.

Uma maneira que os governos encontraram de tentar resolver alguns problemas sociais foi com o advento de cotas. Afinal de contas, as cotas são uma maneira extremamente rápida de resolver (momentaneamente) um problema e com isso fica-se livre de usar outras maneiras realmente eficientes, mas que demoram mais tempo para dar resultados e por causa disso, não rendem votos.

Começou com a reserva de vagas nas universidades públicas para negros e pardos e para quem estudou em escola pública. Com isso, o governo resolve momentaneamente um problema e se livra de ter que usar a solução que realmente resolveria o problema (investir na educação fundamental pública), mas que é mais trabalhosa, mais difícil, mais custosa e que demora para dar resultados.

Mas as cotas vão além das universidades. Caminha na câmara dos deputados um projeto de lei (mais precisamente o projeto de lei 1747/2007) que visa reservar, pelo menos 10% das vagas de emprego para os trabalhadores com mais de 40 anos. Mais detalhes podem ser vistos nesse link.

E o pior que nem pode ser considerada uma lei boba. Afinal de contas, uma velha frase diz que "os políticos são um espelho do seu povo". E essa lei só reflete a mentalidade tacanha e idiota que parece ser unânime entre o empresariado brasileiro, de que um trabalhador com mais de 40 anos é velho, não serve mais e tem de ser substituído.

Enquanto que na Europa e nos Estados Unidos, esse trabalhador é valorizado e tem o seu trabalho reconhecido (não são países de primeiro mundo a toa), no Brasil esse trabalhador é tratado como um incapacitado e tem de ser substituído urgentemente. Mas afinal de contas o Brasil pode fazer isso, já que mão-de-obra tão boa e qualificada é o que mais existe, graças às inumeras universidades caça-níquel criadas com a expansão universitária.

Essa mentalidade dos empresários é uma das coisas que faz com que o Brasil seja sempre um país em desenvolvimento, e nunca um país desenvolvido.
 

Eu sei quem você é

Em sei quem você é, de onde você é o que você está usando para acessar a Internet. Duvida? Então toma:


Powered by IPAddressLocation.org

Se quiser me xingar, vai em frente. Mas o seu IP ficará registrado.

Feeds do blog

Assine o feed do blog
Assine o RSS.

Insira seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Onde me encontrar

Onde podem me encontrar

Histórico

Texto aleatório

ALEA IACTA EST