Pesquisar este blog

Impressões sobre a universidade pública.

A motivação para escrever esse texto foi a navegação em alguns fóruns e algumas comunidades do Orkut. Nesses, eu via algumas frases a respeito das universidades públicas. Algumas dessas frases tinha uma certa dose de veneno e eram ditas por estudantes de universidades particulares invejosos e que não tiveram a capacidade de passar no vestibular de uma universidade de verdade, mas não vamos analisar a incapacidade dessas pessoas.

Eu, que nos últimos 6 anos fui estudante de uma universidade pública (essa aqui), percebi que algumas dessas frases poderiam ter uma explicação. Aí vão as frases:

Ah! O pessoal de universidade pública não estuda! Só entra em greve!

Mentira. Até era verdade isso, mas há uns 10 ou 15 anos. Eu, nesses últimos 6 anos, sabe quantas greves tive de presenciar? Apenas uma, e foi no ano de 2004; e mesmo assim atingiu 60% da universidade, ao passo que na USP e na UNESP a greve atingiu quase que 100%. O meu curso, por exemplo, não parou durante a greve.

Depois dessa greve, o máximo que houve foram paralisações dos funcionários e ocupações de reitoria. Mas greves, nenhuma.

O pessoal de universidade pública quase não tem férias. E em greve, aí é que não têm mesmo.

Outra mentira. No fim do segundo semestre, eu tenho férias nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Mesmo na greve, eu tive férias em janeiro e fevereiro. Isso não é muito?

Só tem riquinho estudando em universidade pública!

Mentira. Acredite se quiser, mas é algo que quase ninguém sabe. Não vou dizer que não tenha filhinhos de papai, porque tem. Mas tem mais gente carente e necessitada do que mauricinhos e patys.

Na Unicamp, por exemplo, sempre 1/3 dos aprovados do vestibular são de escolas públicas. Isso muito tempo antes de existirem cotas.

Estudante universitário é tudo comunista.

Verdade. Parece que todas as universidades públicas brasileiras (e algumas universidades particulares também) vivem em uma bolha, ou redoma idiótica-bolchevique-marxista-revolucionária-comunista-stalinista-socialista-leninista-trotskista-gramscista-castrista-bolivariana-anarquista-onanista. O ambiente de uma universidade pública é um ambiente lindo, idealizado e dos sonhos, em que é feio (e herético) querer ganhar dinheiro e/ou falar sobre capitalismo.

Além disso, boa parte dos estudantes de universidade pública (especialmente os de humanas) são comunistas
de shopping center
, que adoram bradar palavras de ordem, pichar essas mesmas palavras de ordem onde quer que seja, transformar qualquer coisinha em ideologia (até mesmo o software livre) e lutar contra toda forma de capitalismo e de "privatização" da universidade pública, brigando contra todos aqueles que querem transformar o espaço da universidade em espaço comercial, mesmo que seja só o tio do xerox, mas isso não interessa, tem que expulsar esse representante dos interesses da burguesia, dos interesses ianques, dos grandes capitalistas nacionais e internacionais e do capitalismo financeiro estrangeiro.

Estudante universitário é tudo duro!

Verdade. Se fosse mentira, você acha que eu não teria escolhido hospedagem e domínio próprio para fazer esse blog? :)

CA, DA e DCE só tem membros de partidos de esquerda e esses partidos deitam e rolam!

Meia verdade.

Sempre os próprios centros acadêmicos e diretórios acadêmicos autointitulam-se como apartidários. E é verdade. De fato, tanto um, como outro (o que na verdade é a mesma coisa) não são continuações de partidos políticos e não deixam com que os partidos políticos interfiram em suas decisões. E ambos possuem tanto integrantes com uma visão mais direitista, como integrantes com uma visão mais esquerdista, outros com uma visão mais centrista e outros que são apartidários.

Já no DCE, todos os membros são filiados a partidos de esquerda (quase sempre os mais radicais) e esses partidos mandam e desmandam. Além de que, esses membros mal se integram ao DCE e ao ME e já pensam em se lançar para deputado ou vereador. Só aqui em Campinas eu vi uns quatro ou cinco candidatos a vereador. Graças a Deus, nenhum deles se elegeu. E em 99,99% das vezes, não fazem p*** nenhuma pelos estudantes (nem de bom, nem de ruim), mas mesmo assim se acham representantes dos alunos.

Aqui em Campinas,
tem uma vereadora (integrante desses partidos radicais) que foi do DCE. Não fez nada pelos estudantes (nem de bom, nem de ruim) e como era de se esperar, também não fez nada pela cidade. Ainda bem, não se reelegeu.

E, vendo como o movimento estudantil funciona atualmente, dá para entender porque nenhum país adotou o regime comunista, porque o socialismo não deu certo no leste europeu, porque a União Soviética esboroou-se e porque os principais países socialistas são as hiperpotências hegemônicas Coréia do Norte, República Popular do Laos e Cuba. E porque que o capitalismo, mesmo sendo a bosta de regime político-econômico que é, ainda não foi superado, ou substituído.

Universidades públicas estão sucateadas!

Infelizmente isso é verdade. As universidades públicas vem enfrentando um grande processo de sucateamento e desmonte. São muitas as dificuldades por que passam algumas universidades públicas (especialmente as federais). Pior que isso, são as ameaças de privatização que as universidades públicas enfrentam. As ameaças de entregar à iniciativa privada toda a infraestrutura de conhecimento, ensino e pesquisa que é construída e mantida com o dinheiro dos impostos da população (essa história de que ninguém paga pela universidade pública é balela). As ameaças de entregar à iniciativa privada uma das poucas coisas públicas que ainda funcionam e dão certo nesse país.

Mas mesmo com todos esses problemas enfrentados, uma universidade pública (ainda) é melhor do que qualquer universidade particular e ainda vale a pena brigar por uma vaga numa universidade pública.

E antes que alguém diga, não estou levantando nenhuma bandeira política, ideológica ou partidária com o que eu disse nos dois parágrafos anteriores. Não estou me posicionando contra, nem a favor de ninguém, nem de nenhuma ideologia, nem de nenhum partido, apenas me posicionando a favor da universidade.
 

Eu sei quem você é

Em sei quem você é, de onde você é o que você está usando para acessar a Internet. Duvida? Então toma:


Powered by IPAddressLocation.org

Se quiser me xingar, vai em frente. Mas o seu IP ficará registrado.

Feeds do blog

Assine o feed do blog
Assine o RSS.

Insira seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Onde me encontrar

Onde podem me encontrar

Histórico

Texto aleatório

ALEA IACTA EST