Pesquisar este blog

Ericsson distribui "lap tops" gratuitamente. Será?

Recebi a umas horas atrás, por e-mail, uma mensagem de um amigo meu alertando sobre a distribuição gratuita de "lap tops" por parte da Ericsson. Deem uma olhada na mensagem abaixo:

Vamos lá não custa tentar!!
Assunto: DISTRIBUIÇÃO DE NOTEBOOK

A empresa Ericsson está distribuindo gratuitamente 'lap tops' com o objetivo de se equilibrar com a Nokia, que está fazendo o mesmo. A Ericsson deseja assim aumentar sua popularidade. Por esse motivo, está distribuindo gratuitamente o novo Lap Top WAP.

Tudo o que é preciso fazer é enviar uma cópia deste e-mail para 8(oito) conhecidos. Dentro de 2 (duas) semanas você receberá um Ericsson T18.

Se a mensagem for enviada para 20 (vinte) ou mais pessoas, você poderá receber um Ericsson R320..

Importante!!!

É preciso enviar uma cópia do e-mail para Anna.swelung@ericsson.com

Não é trote. Funciona.
Que legal! Nunca ninguém fez isso para a gente! E para receber esses "lap tops" basta... enviar essa mensagem para outras pessoas??

Espera um minuto. Esse negócio de enviar tal mensagem para outras pessoas eu já vi várias vezes e SEMPRE era mentira. Será que essa também é?

Dando uma analisada melhor na mensagem, podemos ver que se trata de mais um hoax (embuste, ou mentira mesmo). Por quê? Vejamos:
  • Primeiramente que não existe mais a Ericsson. O que existe é Sony Ericsson.
  • Segundo, desde quando a (Sony) Ericsson e a Nokia distribuem notebooks? Aliás, desde quando essas duas empresas produzem notebooks?
  • Outra, desde quando a Nokia decidiu distribuir qualquer coisa de graça? Desculpa, mas a Nokia não é ONG e não se tornou uma das maiores empresas do mundo dando coisas de graça.
  • Outra coisa, a Sony Ericsson deve estar muito bem para dar vários aparelhos de graça, não é mesmo? Além do "Lap Top" WAP (??) também vai dar um celular Ericsson T18. E dependendo da quantidade de e-mails enviados, também vai dar um Ericsson R320. Que empresa mão aberta. Tudo bem que sejam celulares antigos e ultrapassados, mas mesmo assim é um mimo.
  • Como que a empresa saberá que enviei tantas vezes a mesma mensagem? Só se visse os meus e-mails, mas aí é invasão de privacidade.
  • Mais uma coisinha, quem é doido de enviar uma mensagem para uma pessoa que não conhece?
Fazendo uma pesquisa despretensiosa no Google, os primeiros 10 resultados retornados são de textos advertindo a respeito da mentira que é essa mensagem. Inclusive a própria Sony Ericsson já advertiu sobre esse e-mail, e disse que a tal funcionária encarregada de receber os e-mails não existe. Aliás, se existisse mesmo, coitada dessa mulher que ia receber uma tonelada de e-mails.

Fui consultar os maiores repositórios de hoaxes e mentiras da Internet e essas histórias constam lá, tanto no Quatro Cantos, como no E-farsas. Um detalhe interessante desse hoax é que ele surgiu em 2000 (!!!), ou seja, há 9 anos essa mensagem circula de caixa de entrada em caixa de entrada de usuários ingênuos. Isso explica a Ericsson "querer dar" dois modelos de celulares antigos e ultrapassados. Como todo hoax, já sofreu mutações e adaptações. A última mutação (essa versão dizendo que distribui "lap tops") surgiu em 2006.

Portanto #fikadika:
  • Empresas não são ONGs e não têm um setor de filantropia. Nunca empresas distribuem o que quer que seja de graça. A menos que seja uma promoção.
  • Se uma empresa quer bater seus concorrentes, não vai ser dando coisas de graça. Ou ela vai investir em propaganda e em marketing, ou então vai usar a mão de obra dela para produzir produtos melhores e de maior valor agregado.
  • Jamais uma empresa vai dar coisas de graça para ganhar mais popularidade. Empresas não são celebridades no Twitter que dão mimos para ter mais seguidores.
  • E o principal. Se alguma coisa parece boa demais para ser verdade, pode ter a certeza de que é.
 

Eu ainda sei de onde você é

Não sei o que aconteceu que o script do IP Address Location pifou, mas eu ainda continuo sabendo onde você está (especialmente se você estiver numa escola ou universidade pública ou qualquer órgão ou empresa estatal).

Se quiser me xingar, tudo bem, vai em frente, mas seu IP vai ficar registrado. E ai se for de uma escola ou universidade pública ou qualquer órgão ou empresa estatal, pois você estará me xingando e usando meu dinheiro para fazer isso.

Últimos textos.

Feeds do blog

Assine o feed do blog
Assine o RSS.

Insira seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Histórico

Texto aleatório

ALEA IACTA EST