Pesquisar este blog

Ufanista? Eu? Imagina!

Aquele texto que eu escrevi sobre a "carta" da escritora holandesa a respeito do Brasil ainda rende alguns dividendos. Alguns comentários de gente concordando com as contra-respostas, outras pessoas comentando e confirmando como é a vida na Holanda e que tudo que está na carta não passa de baboseira, texto que confirma mais ainda que essa carta é um embuste e uma divulgação no orkut, numa comunidade de brasileiros que moram na Holanda (mais precisamente aqui).

E também, como era de se esperar, recebi alguns comentários irados de gente que me xingou de tudo que era possível. Como eu não ganho para ser xingado, eu removi esses comentários.

Mas num desses comentários, foi deixado um poema, ou música, ou sei-lá-o-quê. Aí vai o que eu recebi:
Não fale mal do meu país
Da minha gente e esse povo varonil
Fale da França, da Italia ou da Espanha
Da Russia ou da Alemanha,
Mas não fale do Brasil

Fale da França, da Italia ou da Espanha
Da Russia ou da Alemanha
Mas não fale do Brasil

O mundo inteiro está com dor de cotovelo
Porque somos tetracampeões no futebol
O recife é a capital do Frevo
Caruaru é a capital do forró

São Paulo e Rio é berço de musicas sertanejas
Belém do Pará é a capital do carimbó
E a Bahia é o Olundo e Afoxé
Falem mal de quem quiser,
Mas o Brasil ainda é melhor

Não fale mal do meu país
Da minha gente e esse povo varonil
Fale da França, da Italia ou da Espanha
Da Russia ou da Alemanha,
Mas não fale do Brasil

Não fale mal do meu país
Da minha gente e esse povo varonil
Fale da França, da Italia ou da Espanha
Da Russia ou da Alemanha,
Mas não fale do Brasil

Não fale mal de um país igual ao nosso
Porque existe um pouco de inflação
Em toda parte do mundo existe favela
Meninos de rua, corrupição e ladrão

Nosso país deu o Noel e Pixinguinha
Deu Lampião e Gonzagão rei do baião
Deu Padre Cicero, Rei Barbosa e Rei Pelé
Falem mal de quem quiser,
Mas o Brasil ainda é melhor

Não fale mal do meu país
Da minha gente e esse povo varonil
Fale da França, da Italia ou da Espanha
Da Russia ou da Alemanha,
Mas não fale do Brasil

Não fale mal do meu país
Da minha gente e esse povo varonil
Fale da França, da Italia ou da Espanha
Da Russia ou da Alemanha,
Mas não fale do Brasil
Pois é, eu não sei qual texto é mais ufanista (e idiota): Aquela "carta" ou essa "música"?

Analisando essa "música", assim como eu fiz com aquela "carta":
Não fale mal do meu país
Da minha gente e esse povo varonil
Fale da França, da Italia ou da Espanha
Da Russia ou da Alemanha,
Mas não fale do Brasil
Ué? Brasil ame-o ou deixe-o? Por acaso os milicos voltaram ao poder e não me disseram nada?

E essa estrofe horrível só e repetida 2563748292 vezes.
O mundo inteiro está com dor de cotovelo
Porque somos tetracampeões no futebol
Nossa! Imagino a inveja que as outras nações têm do Brasil por ter uma seleção tetracampeã no futebol.

Aliás, quem escreveu essa "canção" está um tanto atrasadinho. A seleção já é pentacampeã.

Antes que me chamem de elitista ou de pseudointelectual, eu digo: Eu gosto de futebol e de esporte, assisto eventos esportivos na televisão, mas vamos falar a verdade: Ser tetra, penta, hexa ou n vezes campeão mundial no futebol, vôlei, basquete, rugby, punheta, siririca ou qualquer outro esporte não contribui em NADA para o crescimento e progresso da nação. Por acaso quando o Brasil foi pentacampeão no futebol a sua vida melhorou? Você ficou mais rico? Melhorou a distribuição de renda no país? Diminuiu a violência? A corrupção? A fome? A pobreza?

E adianta muito ser campeão no futebol se na educação o Brasil sempre fica na lanterninha. Competição essa que, realmente, contribui com o avanço e progresso de uma nação.

Uma coisa assim só reforça o estigma de "o país do futebol" que tem o Brasil.
O recife é a capital do Frevo
Caruaru é a capital do forró
Aí tudo bem, eu concordo.
São Paulo e Rio é berço de musicas sertanejas
Desde quando o Rio de Janeiro é berço do sertanejo? Quanto muito o Rio de Janeiro é berço daquela bosta do Funk carioca.
Belém do Pará é a capital do carimbó
E a Bahia é o Olundo e Afoxé
Novamente, eu concordo. Tem que valorizar a cultura nacional.
Falem mal de quem quiser,
Mas o Brasil ainda é melhor
De novo, Brasil ame-o ou deixe-o.
Não fale mal de um país igual ao nosso
Porque existe um pouco de inflação
Agora existe um pouco de inflação. Mas e a 20 ou 30 anos?
Em toda parte do mundo existe favela
É, realmente existe favela na Suécia, Alemanha, Inglaterra, França.
Meninos de rua, corrupição e ladrão
Meninos de rua? Vá até Cuba ver como existe menores de rua lá. Va lá ver como um país que quase não tem dinheiro para nada conseguiu combater esse problema. E antes que digam, comunista e paga pau de Cuba é a mãe.

Ladrão? Realmente, existe ladrão em qualquer país. Mas também existe punição.

CorruPIção??!! Pelo que eu saiba, corruPÇão existe sim em qualquer país, mas também existe punição, se não da justiça, dos eleitores. Agora, corruPIção? Por acaso também existe analfabetos em outros países?
Nosso país deu o Noel e Pixinguinha
Mais uma vez, concordo que a cultura tem que ser valorizada.
Deu Lampião e Gonzagão rei do baião
Não sei até que ponto Lampião representa o Brasil, mas...
Deu Padre Cicero, Rei Barbosa e Rei Pelé
Não sei como Padre Cícero representa o país. A única coisa que "Padim Ciço" faz é ser seguido por um rebanho religioso e acéfalo.

Rei Barbosa? Não seria Ruy Barbosa? Aprenda a escrever antes de querer fazer uma música.

Rei Pelé? De novo reforçando o estigma de "o país do futebol".

E aí aparece aquele refrão repetido ad nauseam.

De novo, faço a pergunta: Quem consegue ser mais ufanista (e idiota)? O autor daquela "carta", ou o autor dessa "música"?
 

Eu ainda sei de onde você é

Não sei o que aconteceu que o script do IP Address Location pifou, mas eu ainda continuo sabendo onde você está (especialmente se você estiver numa escola ou universidade pública ou qualquer órgão ou empresa estatal).

Se quiser me xingar, tudo bem, vai em frente, mas seu IP vai ficar registrado. E ai se for de uma escola ou universidade pública ou qualquer órgão ou empresa estatal, pois você estará me xingando e usando meu dinheiro para fazer isso.

Últimos textos.

Feeds do blog

Assine o feed do blog
Assine o RSS.

Insira seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Histórico

Texto aleatório

ALEA IACTA EST