Pesquisar este blog

E vai sair a sede das olimpíadas de 2016.

Sexta-feira agora, dia 02 de outubro será decidida qual cidade será a sede dos jogos da XXXI olímpiada da era moderna. Em outras palavras, a sede dos jogos olímpicos de 2016. As cidades sedes são: Madri, Nova Iorque, Tóquio e Rio de Janeiro.

E desde o começo eu torço. Torço fervorosamente para que o Rio de Janeiro NÃO seja escolhida como sede das olimpíadas.

Em primeiro lugar, antes de mais nada, gostaria de dizer que eu não tenho nada contra a cidade do Rio de Janeiro. Absolutamente nada contra. Eu sou contra à candidatura.

Governo não quer mais nada também, não é? Já não basta o país ter sido, lamentavelmente, escolhido como sede da copa do mundo de 2014. Lamentavelmente mesmo. Eu, assim como outras pessoas lamentam profundamente essa escolha.

O país tem problemas em diversas esferas. Desmatamento na amazônia, o mar de lama da política que, só agora começou a vazar, mas que a gente sabe que está presente desde o iniício da república, infraestrutura arcaica (rodovias esburacadas, ferrovias abandonadas, transporte público precário, portos abandonados, trânsito caótico, crise áerea; lugares aonde a eletricidade, o tratamento de água e o saneamento básico ainda não chegou), saúde precária (hospitais públicos na penúria e, vira e mexe acontece alguma epidemia de dengue), a educação não precisa nem falar (aprovação automática, professores mal pagos e que chegam a ser agredidos em sala de aula, analfabetismo funcional, baixo índice de leitura, últimas colocações em competições de avaliação de educação), a ciência, pesquisa, tecnologia e educação, que podem, realmente, transformar esse Brasil no país do futuro sofreu um cortezinho básico de apenas R$ 1,1 bi e eu acho que eu nem preciso dizer em relação à segurança. Violência alta (uma guerra civil, praticamente), polícia mal equipada, mal paga e mal preparada, forças armadas sucateadas, bandidos que mandam e desmandam. Até mesmo dentro de presídios. E a desigualdade social?

E outra coisa. Lembram que, para fazer os preparativos do pan-americano (um evento esportivo vagabundo) o orçamento final custou seis vezes o orçamento inicial. Eu imagino o quanto vão ser superfaturados o investimento na infraestrutura e a construção de novos espaços as para a copa e para uma eventual olimpíada. Para quem quiser saber, o orçamento inicial para a copa será de 10 bilhões de dólares. Dinheiro esse que vai servir só para aumentar a dívida brasileira. Eu fico imaginando o quanto que político e empresários inescrupulosos vão ganhar nessa.

<mimimi>Ah! Mas Lucho, pensa na quantidade de dinheiro. Pensa nos bilhões de dólares que vão entrar no país e vão movimentar a economia interna.</mimimi>

Realmente, Vai entrar bastante dinheiro. Agora, movimentar a economia? Eu pergunto: Quanto desse dinheiro vai para o meu bolso? Quanto desse dinheiro vai para o seu bolso, querido leitor? Esse dinheiro vai servir para cobrir o rombo deixado pela copa do mundo e por uma provável olimpíada? Esse dinheiro que vai entrar servirá só para encher o cu de dinheiro de políticos e empresários.

E outra pergunta. Com a copa do mundo e, caso com a olimpíada, quem disse que a população vai poder usufruir da infraestrutura e vai ter acesso a esses espaços?

E outra coisa, depois de feito os investimentos na infraestrutura e na construção de novos espaços e superfaturado bastante, passado o evento (ou os eventos), toda essa infraestrutura continuará a ser neglicenciada pelos governos; e esses novos espaços construídos vão parar de receber os investimentos do governo, vão ficar sucateados e preparados para serem privatizados. Subentenda-se entregue para os outros a preço de banana.

É por isso (e outras coisas) que eu digo não para a olimpíada no Rio de Janeiro. Infelizmente para a copa não deu, mas eu espero que a olimpíada não seja no Brasil.

E termino citando esse texto do Blog da Comunicação, aonde é divulgada uma enquete a respeito da escolha da sede dos jogos olímpicos de 2016.
 

Eu ainda sei de onde você é

Não sei o que aconteceu que o script do IP Address Location pifou, mas eu ainda continuo sabendo onde você está (especialmente se você estiver numa escola ou universidade pública ou qualquer órgão ou empresa estatal).

Se quiser me xingar, tudo bem, vai em frente, mas seu IP vai ficar registrado. E ai se for de uma escola ou universidade pública ou qualquer órgão ou empresa estatal, pois você estará me xingando e usando meu dinheiro para fazer isso.

Últimos textos.

Feeds do blog

Assine o feed do blog
Assine o RSS.

Insira seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Histórico

Texto aleatório

ALEA IACTA EST