Pesquisar este blog

Não vou add ninguém, porque add alguém é coisa de idiota.

Li esse texto do Utilidade Pública a respeito do grande lixão que o orkut virou por causa dos internautas brasileiros.

Só que uma coisa que me chamou a atenção no texto é que o mesmo cita o uso excessivo da palavra "add". Quem nunca leu no orkut frases como "Oi, posso add você?", ou "Oi, vou te add hoje, OK?", ou "Eu não add ninguém que eu não conheço". Desculpem-me pelo mau humor, mas me dá nos nervos quando eu leio coisas assim.

Só que parece que essa merda praga de usar o "add" saiu do orkut e se instalou em tudo que é lugar. Quem nunca leu as frases do parágrafo acima em fóruns, e-mails, mensagens de redes sociais, instant messengers e outros lugares. Inclusive vi um imbecil que estava todo orgulhoso porque "criou" o verbo "adder". Vai dizer o quê? É o Guimarães Rosa da Internet. Parece até que o pessoal se esqueceu que existe um verbo na língua portuguesa chamado "adicionar", que se encaixa muito melhor nessas frases do que o "add", ou "adder".

Antes que me chamem de purista, ou de xenófobo, eu gostaria de dizer que eu não vejo nada de ruim em neologismos ou em usar palavras de outras línguas em textos em português. Em algumas situações (especialmente em computação, Internet e tecnologia) não tem como traduzir tudo. Tentar traduzir (ou substituir) palavras como download, upload, backup, buffer, feedback, pipeline, host, flap, escanear (ou scannear), renderizar e outras pode fazer com que o texto fique sem sentido e as pessoas não entendam. Usar "taxa de descarrego" ao invés de "taxa de download" vai parecer que se está falando sobre macumba e não sobre Internet.

Agora, usar add ou adder (em vez de adicionar), printar (em vez de imprimir), upar (ao invés de subir, ou enviar), hostar ou hostear (ao invés de hospedar), subbar (ao invés de legendar), downloadar (ao invés de baixar)? Pelo amor de Deus gente.
 

Eu ainda sei de onde você é

Não sei o que aconteceu que o script do IP Address Location pifou, mas eu ainda continuo sabendo onde você está (especialmente se você estiver numa escola ou universidade pública ou qualquer órgão ou empresa estatal).

Se quiser me xingar, tudo bem, vai em frente, mas seu IP vai ficar registrado. E ai se for de uma escola ou universidade pública ou qualquer órgão ou empresa estatal, pois você estará me xingando e usando meu dinheiro para fazer isso.

Últimos textos.

Feeds do blog

Assine o feed do blog
Assine o RSS.

Insira seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Histórico

Texto aleatório

ALEA IACTA EST