Pesquisar este blog

Questão de vestibular.

Que o vestibular tem as suas injustiças, isso é verdade. Que há críticas e críticos ao vestibular, isso também é verdade. Que a maior parte das escolas de ensino fundamental e médio se adequam e ensinam unicamente aquilo que é pedido no vestibular, também é verdade. Mas que o vestibular tem os seus pontos positivos, como a meritocracia e a imparcialidade, é outra verdade.

Só que, de vez em quando, o pessoal que cria as provas de vestibular adoram colocar algumas "coisas diferentes". O pessoal que faz a prova de química do vestibular da Unicamp é especialista nisso.

Na prova de 2001, havia um diálogo entre um casal de namorados que iriam prestar o vestibular. Na prova de 2002, também havia um casal, só que de detetives que estavam a investigar um caso (e o caso foi revelado) e na última prova, foram feitas perguntas referentes a reportagens publicadas pela revista fapesp, uma revista de divulgação científica daqui de São Paulo.

Mas o que eu falar mesmo era a respeito de uma pergunta que caiu numa prova de química. A pergunta tinha a ver com o fenômeno da eructação.

Sim, eructação. Para quem não sabe o que é isso, eu explico. Eructação é a mesma coisa que arroto. A pergunta pedia para explicar o porquê da sensação de querer dar aquele arrotão quando se toma refrigerante.


É sério. A pergunta era essa:
Refrigerantes possuem grande quantidade de gás carbônico dissolvido. A equação abaixo representa, simplificadamente, o equilíbrio envolvendo este gás em solução aquosa.

A dissolução de gases em líquidos é favorecida pelo aumento da pressão e diminuição da temperatura. Por outro lado, a concentração de íons hidrogênio no estômago é elevada. À luz destes fatos explique a eructação (arroto) provocada pela ingestão do refrigerante.
Ainda está duvidando? Então dá uma olhada no vestibular de 1989. Tá lá a pergunta.

Pois é. A ciência está presente até no arroto nosso de cada dia.

A resposta? Dá uma lida nessa página e você vai descobrir.
 

Eu sei quem você é

Em sei quem você é, de onde você é o que você está usando para acessar a Internet. Duvida? Então toma:


Powered by IPAddressLocation.org

Se quiser me xingar, vai em frente. Mas o seu IP ficará registrado.

Feeds do blog

Assine o feed do blog
Assine o RSS.

Insira seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Histórico

Texto aleatório

ALEA IACTA EST