Pesquisar este blog

Carta social: Será que é verdade?

Mais uma da série "Coisas que me enviam por email":
COISAS QUE NINGUÉM CONTA PRA GENTE!

*Correios*

Se você tem por hábito utilizar os Correios, para enviar correspondência, observe que se enviar algo de pessoa física para pessoa física, num envelope leve, ou seja, que contenha duas folhas mais ou menos, para qualquer lugar/Estado, e bem abaixo do local onde coloca o CEP escrever a frase 'Carta Social', você pagará somente R$0,01 por ela.

Isso está nas Normas afixadas nas agências dos correios, mas é claro que não está escrito em letras graúdas e nem facilmente visível.

O preço que se paga pela mesma carta, caso não se escreva 'Carta Social', conforme explicado acima custará em torno de R $0,27 (o grama).

Agora imaginem no Brasil inteiro, quantas pessoas desconhecem este fato e pagam valores indevidos por uma carta pessoal diariamente?
Mais uma dessas mensagens que recebemos por email dos nossos amigos, não contem links, não contem maiores informações e pede para que seja repassado adiante. Será que é verdade?

Fazendo umas pesquisas na Internet, vi que essa mensagem é... verdadeira. De vez em quando vem algumas mensagens verdadeiras por email.

Realmente existe um tipo de correspondência chamada carta social e ela realmente custa só R$ 0,01 e você pode enviar para qualquer pessoa. Só que há algumas restrições:
  • A carta só pode ser enviada dentro do território nacional.
  • O remetente e o destinatário têm que ser pessoas físicas (não se pode mandar de e/ou para uma empresa).
  • O remetente e o destinatário têm que estar escritos a mão.
  • A frase "carta social" também tem que estar escrita a mão.
  • A carta tem que pesar até 10 gramas (o que dá no máximo duas folhas de A4).
  • Tem que usar aquele envelope comum de correspondência (não pode usar data-mailer, o "envelopão").
  • Pode-se remeter até 5 cartas sociais de uma vez na agência.
Realmente essa informação não é muito conhecida, nem muito divulgada. Os meios de comunicação já falaram sobre a carta social, mas isso é coisa que a imprensa divulga uma vez na vida e outra vez na morte.

E uma outra coisa a respeito da carta social é que ela foi feita para que o pessoal com menos recursos pudesse se comunicar, mas são eles os que menos a conhecessem e a usam. Eu nunca enviei nada usando carta social, apesar de conhecer.

Para maiores mais informações sobre a carta social, é só entrar no site dos correios, ou então por telefone: 3003-0100 (para capitais e regiões metropolitanas) e 0800-725-7282 (para as outras regiões).
 

Eu ainda sei de onde você é

Não sei o que aconteceu que o script do IP Address Location pifou, mas eu ainda continuo sabendo onde você está (especialmente se você estiver numa escola ou universidade pública ou qualquer órgão ou empresa estatal).

Se quiser me xingar, tudo bem, vai em frente, mas seu IP vai ficar registrado. E ai se for de uma escola ou universidade pública ou qualquer órgão ou empresa estatal, pois você estará me xingando e usando meu dinheiro para fazer isso.

Últimos textos.

Feeds do blog

Assine o feed do blog
Assine o RSS.

Insira seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Histórico

Texto aleatório

ALEA IACTA EST