Pesquisar este blog

Febelfin e Duval Guillaume de novo na área. Ou: Estão atacando novamente o Facebook.

Todo mundo se lembra daquele vídeo do "vidente" que descobria os detalhes de uma pessoa, porém essa "descoberta" nada mais era do que o resultado de uma consulta que se fazia pelo nome da pessoa na Internet. Os detalhes nada mais eram que as informações que essas pessoas, irresponsavelmente, deixavam nas redes sociais (subentenda-se Facebook). Para quem não sabe, o vídeo foi feito a partir de uma parceria da Febelfin (a federação de bancos da Bélgica. A FEBRABAN deles) com a agência de publicidade belga Duval Guillaume, localizada na Antuérpia. Uma pergunta, alguém sabe qual o nome do ator? Ele caprichou na encenação. De qualquer forma, esse vídeo acabou ficando entre os 20 comerciais mais compartilhados de 2012. Além de que, esse vídeo também serviu para reforçar ainda mais aquela história de que falso vidente é pleonasmo.

Aliás, abre parêntesis. Nas pesquisas para escrever esse texto eu descobri que a mesma Duval Guillaume foi quem fez aquele comercial da Carlsberg em que tinha uma sala de cinema cheia de motoqueiros bem mal encarados e duas vagas disponíveis que ficavam rodeadas desses motoqueiros mal encarados. Como era de se esperar, boa parte não queria ficar na sala, porém os corajosos acabaram sendo agraciados com uma garrafa da cerveja. Se você não sabe do que eu estou falando (como se isso fosse possível), é só dar uma lida nesse texto (e tem o vídeo). Pronto. Fecha parêntesis.

Pois bem. O Fantástico decidiu fazer uma reportagem baseada nesse vídeo. Assim como no caso belga, o Fantástico chamou um ator que fez o papel do vidente. E assim como no caso belga, o ator (que se chama Gustavo Novaes. Achei até o LinkedIn dele) também teve uma boa e convincente interpretação. Pra quê o Fantástico foi fazer isso? Acabou causando a ira do pessoal dos tubos que adora odiar a Rede Globo, e basta olhar o mimimi nos comentários do vídeo. Além de que, causou a ira dos sofativistas e do pessoal que gosta de achincalhar, tratorar, vilipendiar e atacar a imprensa-golpista-burguesa-conservadora-fascista-reacionária-autoritária-malvada-feia-chata-boba-elitista-racista-branca-de-olhos-azuis, enquanto assiste a novela. Como se o Facebook e seu dono fossem muito bonzinhos.

Como a Rede Globo ousa atacar e mexer com o ópio dos internautas o Facebook? Só porque o Facebook trouxe tantas coisas boas, benéficas e importantes? Quais eu não sei, mas que trouxe, isso trouxe. Boto fé. Sim, os sofativistas entenderam essa advertência como um ataque ao facebosta Facebook. Vai esperar o que de sofativista? Eu já disse aqui que eles carregam consigo mesmos o gene da estupidez.

Mas eis que, de novo, a dupla dinâmica decide lançar uma nova campanha e um novo vídeo que, assim como o anterior, tem como objetivo alertar a respeito de quem compartilha informações pessoais pela Internet. Só que, ao contrário daquele vídeo do vidente, que ficou mais como uma inocente brincadeira, o vídeo de agora é cruel e assustador. E mostra o que acontece quando se compartilha mais do que dados pessoais. Nesse caso, envolve compartilhamento de dados bancários e financeiros (!!!!!). E junte-se a tudo isso, mostra também o que acontece quando se adiciona desconhecidos como "amigos" (embora tenha gente que não goste se se escreva "amigos" com aspas, pois assim estaria fazendo um juízo moral, eu escrevo assim mesmo, com as aspas. Porque é a mais pura realidade) só para fazer número (e com isso chegar a 700 "amigos") e se mostrar "popular" (eu não entendo o fetiche que a galera tem por ser popular na Internet. Será que esse pessoal sabe o que equivale a ser famoso na Internet?) e o que acontece quando se cai num desses golpes de phishing scam. Com tudo isso em mãos, bastou fazer um telefonema para conseguir os dados que faltavam e pronto.

Nesse novo vídeo, um ator conseguiu "roubar" a vida de uma outra pessoa e se fez passar por essa pessoa, com informações que a vítima disponibilizou. Assistam, vale MUITO a pena:


Link para o vídeo

Assustador, não? Foi essa a primeira palavra que me veio a mente quando eu vi o vídeo. Olha só o que pode acontecer quando se compartilha de forma irresponsável dados extremamente importantes pelos tubos. Aliás, eu me pergunto. O que leva uma pessoa a compartilhar informações financeiras?

Fica aí mais esse aviso para quem fica espalhando de maneira irresponsável os seus dados pelas redes sociais. Só fico imaginando o que vai acontecer se o Fantástico decidir fazer uma adaptação desse vídeo. Fico imaginando, principalmente, o mimimi do pessoal que eu citei no terceiro parágrafo desse texto.

Se bem que eu fiquei sabendo desse vídeo por meio do BrainStorm9 e por meio dessa reportagem da Exame, que é da editora Abril. Ou seja, novamente a imprensa-golpista-burguesa-conservadora-fascista-reacionária-autoritária-malvada-feia-chata-boba-elitista-racista-branca-de-olhos-azuis está atacando o pobre, angelical, imaculado e ilibado facebosta feicibuqui facebook. Onde estão os sofativistas que ainda não reagiram ante a mais esse covarde ataque contra o coitado do facebook e o mais coitado ainda do marquinho Zuckerberg?

Onde estão Organização de Combate a Corrupção, Use um nariz de palhaço, Acorda cidadão (Acorda Cidadão oficial. Isso é muito importante), Movimento contra corrupção, Reacionários Online... quer dizer Revoltados Online, Se tá errado meto o pau (ui que meda), Tenho vergonha, Uma outra opinião que não falaram nada a respeito de mais esse ataque ao Facebook?

E o principal, onde está o principal e maior babaca de todos, Diego Beunizam, com o seu fabulosíssimo Rede Esgoto de Televisão que não se pronunciou até agora? Afinal de contas, ele adora odiar a Rede Globo.

Aliás, no caso da Organização de Combate a Corrupção e do Reacionários Online... quer dizer Revoltados Online, onde estão ambos que até agora não pegaram esse ator e funcionários da Duval Guillaume e da Febelfin, não desceram a porrada neles, não os colocaram num furgão, não deram eletrochoques neles e não os penduraram num pau-de-arara?

E antes que perguntem, apesar de eu ser um fake e de já ter mais de 200 "amigos" adicionados no Facebook (e sim, são completos desconhecidos que eu jamais tinha visto na minha vida), eu jamais faria algo como isso. Afinal não sou ator, não trabalho numa agência de publicidade, não tenho parceria com a FEBRABAN e sequer tenho estrutura para fazer coisa semelhante. Ou... quem sabe...

Como sempre, mais um trabalho de primeira da Duval Guillaume. E mais uma vez, o ator escolhido caprichou na encenação. Conseguiu mesmo se fazer passar por outra pessoa. O que não deve ter sido complicado.

E para terminar, qual é o idioma dos vídeos? Por acaso é o holandês?
 

Eu sei quem você é

Em sei quem você é, de onde você é o que você está usando para acessar a Internet. Duvida? Então toma:


Powered by IPAddressLocation.org

Se quiser me xingar, vai em frente. Mas o seu IP ficará registrado.

Feeds do blog

Assine o feed do blog
Assine o RSS.

Insira seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Histórico

Texto aleatório

ALEA IACTA EST