Pesquisar este blog

Previsões (previsíveis e infalíveis) para 2015. Dessa vez não fui eu.

E eis que já está indo pro saco a primeira semana cheia do ano. E o que essa informação tem a ver com o texto? Nada. Absolutamente nada. Só estava com vontade de dizer isso.

Em todo começo de ano, sempre surgem os "videntes" prevendo o que vai acontecer no ano que se inicia. Em 2015 não foi diferente. Uma vidente que me chamou a atenção (a ponto de escrever esse texto) foi uma de nome de Carmel Palmieri. Aliás, ela não é só videnta. Também é numeróloga. Isso é muito importante de se ressaltar e destacar. Baseado no fato de que o ano de 2015 será regido por Mercúrio e pelo signo de Virgem, 2015 será o ano do número 8 (já que 2 + 0 + 1 + 5 = 8), que para os místicos é o número da força e do crescimento, além disso o 8 é o ano da justiça e blablablá, blablablá e mais blablablá (para mim o 8 é só um algarismo que girado 90° vira o símbolo do infinito), a videnta e numeróloga fez as suas previsões. Aí vão elas:
"Segundo a numeróloga Carmel Palmieri, se as pessoas fizerem movimento para buscar a realização de qualquer coisa, poderão conseguir, desde que acreditem na sua capacidade de realização."
"No âmbito pessoal, Carmel garante que 2015 será um ano de favorecimento às finanças, crescimento, equilíbrio e autorrealização. Quem colocar metas e objetivos, garante vai realizá-los. “Se cada um fizer sua parte, o sucesso será garantido”"
Isso foram previsões ou foram parágrafos retirados de algum livro de autoajuda?
"No âmbito geral, o ano será de dificuldade, segundo a numeróloga, porque o Brasil procura difundir rumos sociais e políticos."
Quando que não foi assim?
"A economia vai se complicar, pois muitas empresas e bancos vão quebrar e isso vai gerar mais desemprego."
Caramba, que previsão. Bancos e empresas vão quebrar. Não podia ser mais vago, pois banco pode ser qualquer banco, desde os gigantes, como Bradesco, Itaú, Santander, Caixa, Banco do Brasil (apesar que se um desses bancos realmente quebrar é porque a economia brasileira realmente tá fudida), até mesmo os bancos minúsculos.

E empresas quebrarem e falirem acontece desde que o capitalismo é capitalismo.

E mais vago que isso, somente o uso da palavra "muitos". "Muitos" quanto?
"Para o povo brasileiro, há um alerta: haverá muita pressão psicológica."
Eu achava que a previsão a respeitos dos bancos e empresas quebrarem não poderia ser mais vaga, mas me enganei. Haverá muita pressão psicológica. OK. Por quê? De onde? Quando? Como? Enfim, essas perguntas simples que todo vidento e toda videnta odeia que se faça.
"Mas o Brasil, segundo Carmel, não terá só maus momentos. Para o governo, haverá parcerias. Os governantes vão buscar parceiros estrangeiros e vão ter sucesso"
Novamente, quando que não foi assim?
"Haverá mudanças nas leis e aparecerão outras"
 
"Os profissionais de comunicação também serão favorecidos. A cultura vai ganhar mais espaço."
Novamente fazendo as perguntas que todo vidento e toda videnta numeróloga odeiam que se faça. Como? Por quê? Quando? De que forma?
"O setor energético passará por uma crise."
Falando isso de um país em que a maior parte da energia elétrica vem de hidrelétricas (que dependem muito das chuvas) e que passou por um ano em que choveu pouco. Puxa, só mesmo uma videnta e numeróloga que poderia prever uma coisa dessas.
"O prefeito Jonas Donizette (PSB), terá dificuldades em concluir algumas obras,"
Ah!!!! Não acredito. Sério que isso vai acontecer? Mas quais obras que ele não vai conseguir concluir? E por que ele não vai conseguir? Quais serão essas dificuldades? De novo, fazendo as perguntas que videntos e videntas odeiam que se faça.
"mas, por outro lado, dará atenção maior à Educação. “Ele vai conseguir contornar essa falta de vagas em creches. Será apertado em relação ao orçamento, mas o prefeito vai conseguir vencer as dificuldades.” "
Videnta agora virou porta-voz de prefeito?
"Também 2015 será o ano em que os jovens vão aparecer mais, estarão mais em evidência. Segundo Carmel, os jovens vão ter participação em movimentos sociais, políticos e em diversos segmentos."
Mais uma vez. Quando não foi assim?
"As descobertas de corrupção ainda não acabaram. Há fatos que virão à tona e deixarão o povo boquiaberto."
Vem aqui gatinho. Vem, vem, vem...


Isso. Bom menino.

Essas previsões até parecem aquelas "previsões" que eu previ para 2010.

Essas previsões foram pegas nessa reportagem do Correio Popular, publicada no primeiro dia do ano. Aliás, você já sabe que vem bomba numa reportagem por meio do título. Prestem atenção no título da reportagem. Digna de um jornaleiro (no caso, uma jornaleira, né senhora dona Alenita Ramirez?). Erros colocando em xeque a eficiência dos videntes? Cheia de dedos para não dizer o que eles realmente são e para não ofender a crença que os ignorantes têm no poder desses charlatões.

Mas eu escrevi esse texto não só por causa dessas previsões mais do que previsíveis para o ano de 2015 e nem por causa do título idiota da reportagem, digna de um jornaleiro (no caso, uma jornaleira) mas por causa do mimimi dos videntos, videntas, numerólogos e demais charlatões que dizem prever o futuro, desde que paguem para isso, mostrando o quão oprimidos, vilipendiados e zombados são por esses céticos chatos.

Segundo as palavras da videnta numeróloga:
"Não houve o acidente aéreo não porque o professor Jucelino errou, mas porque foram feitos ajustes que impediram os fatos. Mesmo assim, o professor está sendo taxado de mentiroso. Como se vê, o povo brasileiro arrota cultura, mas não compreende o que é discernimento"
Como eu escrevi, é muito sofrida a vida dos videntos e das videntas numerólogas com esses céticos chatos que analisam e criticam as previsões (e não simplesmente as engolem), que não tem força nem fé para acreditar nos poderes premonitórios desses pilantras e que arrotam cultura mas não tem discernimento nas coisas.


E sim, o tal Jucelino que a videnta se refere é o vidento (recuso-me a chamá-lo de professor) Jucelino Nóbrega da Luz, aquele charlatão que "previu" que um avião da TAM cairia bem no coração da Avenida Paulista, que "previu" que uma grande tragédia aconteceria em Criciúma (o povo criciumense está esperando até agora essa grande tragédia) e "previu" e enviou uma carta ao então governador de Pernambuco, Eduardo Campos, avisando do acidente de avião que ele sofreria em 2014. Uma carta enviada em 2005, sendo que nesse ano, Eduardo Campos sequer era governador de Pernambuco.

Como era de se esperar, nenhum avião caiu na Avenida Paulista, mas os charlatões, que odeiam quando são lembrados dos erros e arranjam contorcionismos retóricos para se explicarem, como bem disse a jornaleira, numa das poucas partes aproveitáveis do texto, se justificaram dizendo que não aconteceu do avião cair pois a TAM tinha mudado o número e o horário do voo. Oras, se esse vidento é tão poderoso assim, por que ele não previu que nada aconteceria pois na última hora a empresa de aviação mudaria o número e o horário do voo? Mas vai ver que o problema sou eu. Eu que sou um desses chatos céticos que arrotam cultura mas não possuem discernimento e não tem fé para acreditar no poder de vidência desses embusteiros.

E a cereja do bolo foi o que disse uma tal mestra ascensorista sobre o porquê de ter chovido tão pouco no ano que se passou. Aí vai a explicação:
A mestra ascensionada Kwan-Yin (China) Kannon (Japão) e Mãe Maria (Ocidente) respondeu, quando foi lhe perguntado em setembro, por um discípulo, sobre o motivo de tanta seca. A resposta dela foi: o ser humano perdeu a capacidade de chorar. Nem as crianças choram e se emocionam mais. Secamos o nosso sentimento. Estamos áridos por dentro. O Universo só devolve tudo o que recebe.
Os seres humanos estão emanando secura. Como poderia a natureza devolver-lhes água? O ser humano precisa se condoer mais com os outros, chorar mais. Ela disse, ainda, que nunca houve tanta criança nascendo com o canal lacrimal entupido...
Comecei a rir descontroladamente do que disse a senhora mestra ascensorista do porquê chover tão pouco. Quer dizer que chove tão pouco por que as pessoas estão chorando pouco? Então o pessoal que mora no Sertão Nordestino não deve chorar quase nada. Imagina então quem mora no Gobi, Saara, Atacama, Kalahari e Patagônia? Em compensação, o pessoal que mora na Amazônia deve chorar o dia todo.


Ao contrário do que disse a mestra ascensorista, aqui tem uma explicação CIENTÍFICA da seca que São Paulo passou no ano de 2014 e aqui uma outra explicação, igualmente científica, do porque existem desertos no mundo. Aliás, se não fosse a Amazônia, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas e outros estados próximos seriam desertos.

E canal lacrimal entupido é o caralho, dona mestra ascensorista. Vai querer dar diagnósticos médicos agora?

Uma das poucas coisas aproveitáveis dessa reportagem foi o que disse a professora da PUC, a respeito dessas previsões extremamente genéricas. O Gilmar, através desse texto que mostra algumas previsões furadas de 2014, dá 8 dicas de como fazer a previsão perfeita e fazer os outros acreditarem de que você possui poderes premonitórios e consegue prever o futuro.

E mesmo assim, com todas as previsões furadas e com essas previsões mais do que previsíveis, esses embusteiros ainda vão continuar a ter um espaço enorme em jornais, revistas, rádios, TVs e portais de notícias.
"Culpa dessa maldita imprensa golpista. É essa maldita imprensa-golpista-burguesa-conservadora-reacionária-autoritária-malvada-feia-chata-boba-suja-fedida-elitista-racista-branca-de-olhos-azul-e-verde que quer idiotizar e imbecilizar o povo. Certo?" 
Errado, caro coleguinha sofativista revoltadinho. A mídia só dá tanto espaço a essas pseudociências (e por falar em pseudociência, aqui uma ótima explicação do SciCast sobre o que são as pseudociências) porque tem quem dê atenção a isso. Logo, a culpa é de outros. Mais precisamente do brasileirinho ignorante que odeia ciência, mas leva sério as baboseiras que esses picaretas dizem. E por ignorante aqui não quer dizer falta de estudo. Tem muito nego com diploma e muitos "sinhô dotô" que levam a sério essas besteiras.

Oras, se até político, que mostram que, sim, representam muito bem quem os elege, leva a sério essas pseudociências, aí fica complicado. Principalmente fica complicado para que a Ciência seja levada a sério.

Terminando o texto, abaixo um vídeo explicando como funciona a astrologia:

Ou para resumir o vídeo: Como funciona a astrologia? Resposta: Não, ela não funciona. E isso também vale para grafologia, quiromancia, taromancia, tarologia, homeopatia, reiki, cromoterapia, urinoterapia, paranormalidade e várias outras pseudociências.

E para encerrar de vez o texto, uma pergunta: Por que videntos e videntas não apostam na loteria? Se existisse pessoas que realmente veem o futuro, loterias nunca acumulariam. Se bem que, o que videntos e videntas conseguem arrancar dos trouxas, já dá vários prêmios de loterias. Não valeria a pena.
 

Eu sei quem você é

Em sei quem você é, de onde você é o que você está usando para acessar a Internet. Duvida? Então toma:


Powered by IPAddressLocation.org

Se quiser me xingar, vai em frente. Mas o seu IP ficará registrado.

Feeds do blog

Assine o feed do blog
Assine o RSS.

Insira seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Histórico

Texto aleatório

ALEA IACTA EST