Pesquisar este blog

Agilidade é tudo nessa vida.

Apesar de hoje ser feriado, eu acordei cedo. É um hábito que eu tenho. Na verdade é costume. Estou tão acostumando a acordar cedo durante semana que também acordo cedo no fim de semana e nos feriados. E assim que acordei, aproveitei para fazer algumas coisas extremamente arcaicas que remontam aos nossos antepassados das cavernas, que foi ler jornal e assistir a televisão.

E ao assistir a televisão, na Rede Globo estava passando o Bom Dia Brasil e eis que de repente passou uma reportagem falando sobre Internet e escola. Foi feita uma pesquisa pela Universidade de Cambridge mostrando que Internet é um inimigo no desempenho escolar. A pesquisa constatou que, quanto mais horas navegando na Internet, piores são as notas na escola. E a pesquisa disse que não vale compensar o tempo perdido estudando, pois o desempenho continua ruim. A notícia com a pesquisa pode ser vista aqui.
"Tá. E daí? Qual é o problema com essa notícia e com essa pesquisa?"
Ah! Nada demais. Apenas que... há oito anos, aqui no Brasil, foi feita a mesma pesquisa e chegou-se a mesma conclusão de que computador com acesso a Internet pode piorar o desempenho escolar. E no caso da pesquisa feita no Brasil, ainda há uma faceta mais cruel, pois quanto mais pobre é a criança, pior é o desempenho dela. A notícia com a pesquisa feita no Brasil pode ser lida aqui. E, matando a cobra e mostrando o pau, a pesquisa propriamente dita está aqui.

Sim, oito anos atrás. Quase uma década. Isso para a Internet é uma outra era. E os dados para a pesquisa foram pegos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) dos anos de 2003 e 2004. Mais antigo ainda. Naqueles anos o YouTube ainda estava na garagem, Facebook ainda era uma ferramenta de nerds que achavam que iam comer as garotas da faculdade através da Internet, o Twitter nem tinha sido criado, WhatsApp era ficção científica (aliás, sequer tinha surgido iPhone, Android, Windows Phone e smartphone era penduricalho de luxo de executivos), banda larga e redes móveis eram bem incipientes (eram?), sequer tinha sido criada esta grande faculdade de humanas chamada Tumblr e o finado Orkut recém fora criado pelo turco e não tinha sido comprado pelo Google.

A pesquisa da Unicamp foi feita para cutucar o governo, que acha que inclusão digital é a panaceia universal, que basta dar computador para a pessoa que todos os problemas delas se acabam-se (inclusive a fome - não estou brincando) e na época em que surgiu aquele ridículo programa do OLPC ou um laptop de cem dólares da Xuxa por criança que, obviamente, não deu em nada. Aliás, o "um laptop por criança", quem menos usava eram as crianças, mas sim os adultos. E usavam, para isto mesmo que vocês estão pensando, para ver putaria.

Pois é, OITO anos e eis que fazem a mesma pesquisa e chegam às mesmas conclusões. Isso é que é agilidade. Isso é que é estar por dentro do que é publicado na área. Mas enfim. Será que agora que foi feita uma pesquisa feita pela Universidade de Cambridge mostrando que acesso a Internet piora o desempenho escolar, o governo (e as pessoas também) vai se tocar de que Internet não é solução, mas que a solução é melhores salários para os professores?

Ou será que nessa história também terão retardados que entenderão isso como mais um ataque da imprensa-golpista-burguesa-conservadora-reacionária-autoritária-malvada-feia-chata-boba-elitista-racista-branca-de-olhos-azuis contra a pobre Internet? Pois não importa que foi uma pesquisa feita pela Universidade de Cambridge, ou que há oito anos atrás a mesma pesquisa tenha sido feita pela Unicamp. A pesquisa foi noticiada pela Rede Globo, então só se pode concluir que é mais uma ofensiva da imprensa-golpista-burguesa-conservadora-reacionária-autoritária-malvada-feia-chata-boba-elitista-racista-branca-de-olhos-azuis contra a pobrezinha da Internet, que nem os mentecaptos deste texto que entenderam como ataque da Imprensa Golpista™ contra o Facebook a reportagem falando sobre o pessoal que coloca as suas informações pessoais na Internet de uma forma indiscriminada e quase que irresponsável.

E o Nestor gostaria que eu escrevesse mais texto, eis aí. Escrevi. Venci a preguiça.
 

Eu sei quem você é

Em sei quem você é, de onde você é o que você está usando para acessar a Internet. Duvida? Então toma:


Powered by IPAddressLocation.org

Se quiser me xingar, vai em frente. Mas o seu IP ficará registrado.

Feeds do blog

Assine o feed do blog
Assine o RSS.

Insira seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Onde me encontrar

Onde podem me encontrar

Histórico

Texto aleatório

ALEA IACTA EST