Pesquisar este blog

"Para que aprender matemática? Matemática é inútil. Não serve para nada"

Vi uma coisa no Twitter que eu não aguentei e tive que colocar aqui. É a imagem abaixo:


Os meus 3,14159265358979323846264338... leitores já sabem que se eu coloco aqui algum conteúdo que eu acho na Internet é porque há algo de errado com ele. E esses meus leitores me conhecem muito bem pois também há algo de errado com essa imagem.

O que há de errado com essa imagem? Coisa pouca, apenas que todas as quatro alternativas aí estão erradas. Quando você vai resolver uma expressão aritmética, a ordem com a qual você vai resolvê-la não é a ordem de leitura. Existe uma ordem a se resolver esse tipo de expressão, que é conhecida pelo acrônimo PEMDAS. Esse acrônimo diz que:

  • Primeiro você resolve tudo que está dentro dos Parêntesis.
  • Depois você resolve todas as Exponenciações (lembrando que raiz também é exponenciação).
  • Logo em seguida você resolve todas as Multiplicações e Divisões.
  • E por fim, resolve-se todas as Adições e Subtrações.
Fácil, né? Muito legal, não é verdade?

No caso da imagem, temos uma adição e uma multiplicação. Então, segundo o PEMDAS, a multiplicação seria a primeira a ser resolvida.

"Mas ela aparece depois"

Não importa. Multiplicação e divisão tem preferência sobre adição e subtração. No caso aí é feita a multiplicação de 2 por 4, que é igual a 8. Aí depois é feita a adição de 2 e 8, que é igual a 10. Portanto o resultado da conta da imagem é 10.

Para defender aí o tuiteiro, essa conta até daria 16 se a soma estivesse entre parêntesis, dessa forma: (2 + 2) x 4.

"Pode ser que ele tenha esquecido dos parêntesis"


Desculpa, mas eu não sou telepata para saber o que estava pensando e quais as reais intenções de quem quer que seja. Ele escreveu sem parêntesis e portanto a expressão é resolvida como se ela não tivesse parêntesis.

Mas tudo isso que eu disse é matemática. E como todos nós sabemos, matemática é inútil, matemática é imprestável, matemática não serve para nada, nunca na vida que alguém vai usar essa bosta chamada matemática enquanto vê que a dívida no cartão de crédito não para de aumentar e amaldiçoa governo e bancos por conta disso (não que eles sejam santinhos, muito ao contrário, mas ao menos nessa, ambos não têm culpa de nada). Sem contar que essa porra dessa matemática é extremamente racista e por causa disso, é mais do que mandatório e peremptório que haja cursos de afromatemática.

Olha, até pode ser verdade tudo isso. Mas com ela ao menos você não passa vergonha na Internet.

E lembram da notícia dizendo que 92% da população não tem domínio do idioma? Pois é. Isso é com relação ao idioma, pois quando se trata de matemática, a coisa consegue ser ainda pior. Mas ao menos as pessoas sabem que 2 multiplicado por zero é zero. Ou será que nem isso?
 

Eu ainda sei de onde você é

Não sei o que aconteceu que o script do IP Address Location pifou, mas eu ainda continuo sabendo onde você está (especialmente se você estiver numa escola ou universidade pública ou qualquer órgão ou empresa estatal).

Se quiser me xingar, tudo bem, vai em frente, mas seu IP vai ficar registrado. E ai se for de uma escola ou universidade pública ou qualquer órgão ou empresa estatal, pois você estará me xingando e usando meu dinheiro para fazer isso.

Últimos textos.

Feeds do blog

Assine o feed do blog
Assine o RSS.

Insira seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Histórico

Texto aleatório

ALEA IACTA EST